quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Oficinas

INICIAÇÃO À PERFORMANCE

Com Larissa Mauro e Tatiana Bittar

Datas: 02, 07 e 08 de maio – 0 1º dia será no Mosaico, os outros dois dias serão feitos em outros lugares determinado pelas ministrantes no 1º dia.

Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16

Horário: Das 14h às 18h

N° de vagas: 15 vagas

Carga Horária: 15 horas

Público: Pessoas a partir de 16 anos que tenham iniciação teatral.

Resumo: Com exercícios de improvisação e de ressignificação de ações e de objetos, os participantes entrarão em contato com alguns princípios para a elaboração de uma performance. Conceitos básicos sobre o tema serão discutidos por meio da análise do filme “O equilibrista” e do texto da atriz e performer Eleonora Fabião. A cada dia a oficina acontecerá em um lugar diferente do Plano Piloto.

Objetivo: Ao final da oficina, os participantes irão realizar uma performance em local a ser definido, construída a partir dos elementos pesquisados.

Inscrições
:
larissa_mauro@yahoo.com.br
a
a
a
OFICINA DE DRAMATURGIA ABERTA

Com Márcio Menezes

Data: 27, 28, 29 e 30 de abril – ultimo dia será em outro lugar

Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16

Horário: Das 14h às 18h

N° de vagas: 20

Carga Horária: 16 horas

Público: Estudantes, professores e demais interessados ( é preciso ter mais de 16 anos e já ter tido contato com o teatro).

Resumo: A oficina tem como foco principal a experimentação de jogos teatrais visando o livre exercício da criatividade. A partir dessa prática e do sistema improvisacional estabeleceremos um diálogo entre palco e platéia. Todos os encontros serão iniciados através de exercícios de prontidão criativa. Para em seguida, partir para os jogos teatrais de Viola Spolin, onde dividiremos o grupo em dois, três ou mais subgrupos. Cada subgrupo experimentará os jogos teatrais isoladamente, tendo liberdade para criar dentro da estrutura do jogo. Num segundo momento, será solicitado para cada grupo repetir o mesmo jogo para os demais grupos. Este é o momento de esclarecer, exemplificar, analisar e avaliar as possibilidades da linguagem teatral, e, paralelamente, o desempenho dos atores e a composição da cena. Num terceiro momento, os alunos partirão pra uma construção dramática a partir dos preceitos estruturais da Dramaturgia Aberta.

Objetivo: Preparar os alunos para o entendimento da Dramaturgia Aberta.

Inscrições:
marcio.lagarto@gmail.com
a
a
a
MANIFESTO FUTURISTA, TEATRO INVISÍVEL, JOGOS TEATRAIS

Com Patrícia Del Rey

Datas: 05, 06, 07, 08 e 09 de abril

Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16

Horário: Das 10h às 13h

Carga Horária: 15 horas

N° de vagas: 15

Público: Atores e não atores acima dos 16 anos. A seleção dos participantes acontecerá mediante envio de currículo.

Resumo: A oficina propõe trabalhar o manifesto futurista e a técnica do Teatro Invisível de Augusto Boal, através dos jogos teatrais. Os jogos teatrais são estruturas operacionais que procuram sintetizar as convenções da interpretação teatral e de suas técnicas dentro da forma de jogos. Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções que levam o jogador a desenvolver questões específicas da prática teatral. Serão vivenciadas técnicas de Augusto Boal e Viola Spolin.

Inscrições:
patriciadelrey@gmail.com
a
a
a

ILUMINAÇÃO
Com Carlos Kobzev


Data: 3, 10, 17, 24 de Abril e 1 de Maio

Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16

Horário: Das 9h às 12h

Carga Horária: 15h

N° de vagas: 6

Público: Pessoas a partir de 18 anos, que tenham interesse em aprender e a desenvolver um trabalho técnico e criativo no âmbito da iluminação cênica.

Resumo: A oficina será dividida em etapas teóricas e práticas. Na primeira parte será apresentada a história, as especificações técnicas e conceitos da dramaturgia da luz. Já na segunda etapa, os participantes irão vivenciar desde a fabricação de material a montagem de planos e pesquisa de campo.

Inscrições:
carlos.kobzev@gmail.com
a
a
a
PERCUSSÃO E VOZ

Com Marília Carvalho e Lucas Ferrarri


Data: 9, 16 e 23 de maio

Local: Parque da cidade

Horário: 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h

Carga horária: 15h – distribuídas em encontros de 1h30

Público: Pessoas de qualquer idade que tenham interesse e disposição física e mental para realizar um trabalho criativo envolvendo explorações sonoras.

Resumo: Por meio de atividades práticas, serão exploradas as possibilidades sonoras do corpo - voz e percussão corporal - e de instrumentos de percussão, para que os participantes possam ampliar sua percepção musical, interagir com a paisagem sonora local e exercitar a criatividade e coordenação motora na realização de pequenos arranjos e composições coletivas. Ao final de cada encontro, os participantes poderão conversar sobre a experiência vivenciada e refletir sobre a forma como a paisagem sonora interfere nas nossas emoções e pensamentos, e a maneira com que lidamos com as múltiplas informações sonoras às quais estamos constantemente expostos.
a
a
a
VIVÊNCIA DA COMICIDADE. DÊ O SEU RIDÍCULO.

Ana Luiza Bellacosta
Datas: 04, 06 e 08 de maio – o último dia será em outro local

Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16

Horário: das 14h às 19h na terça e quinta e 09h às 14h no sábado

Carga Horária: 15h

15 vagas

Público alvo: Para pessoas que não tem medo de demonstrar o seu ridículo, que não se importam em aprender com os seus próprios erros e com os erros dos outros, sem medo de se expor, para atores e não atores, comunidade em geral, pessoas sem desprendimento e pessoas com mais de 18 anos que tenham interesse em vivenciar os procedimentos e os jogos da comicidade.


Release da oficina: Está oficina propõe um deslocamento no espaço, uma viagem rumo aos preceitos indicativos da arte de jogar, uma vivência pelos procedimentos e caminhos do jogo cênico guiado pelo cômico. A proposta da oficina é gerar um espaço de vivência em grupo dos preceitos cômicos utilizando a linguagem entre outras técnicas de comicidade, como, atitude interativa, estado físico, parceria, o papel da escuta e o papel do apoio seja no jogo, como na cena, como na vida. A partir dos exercícios aplicados o intuito é sensibilizar os participantes a reencontrarem a sua ingenuidade, o prazer de rir e fazer rir, a generosidade de construir com o outro condições e interações que proporcionem aos outros o riso. Despertar o sensível, a amorosidade, a coragem e generosidade para com o parceiro e com os demais colegas. Desconstruir a idéia de competição e adentrar ao espaço sagrado da cooperação, do respeito e do cuidado.

inscrições:
analuizabellacosta@hotmail.com
a
a
a
PRODUÇÃO

Com Kamala Ramers

Data: 12, 13, 14 e 15 de abril

Local: Espaço Cultural Mosaico SCRN 714/15 Bloco D lj 16

Horário: 14 às 18 horas

Carga horária: 15h

Público: Pessoas que tenham interesse em aprender e a desenvolver um trabalho de produção cultural.

Resumo: Conceituar e expor as atribuições dos diferentes produtores dentro de um mesmo trabalho (produtores técnicos, executivos, e logísticos). Discussão do ponto de vista prático e teórico da produção na área de cultura e entretenimento, em especial, teatro e cinema. O objetivo da oficina é buscar o perfil do produtor e público consumidor brasiliense realizando na prática um projeto cultural.

Inscrições:
kamalaramers@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário